segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Hidroginástica


História da Hidroginástica

Temos uma ligação extremamente forte com a água, desde o útero de nossas mães. A água sempre existiu na vida do homem.

A atividade aquática é muito antiga, praticada há mais de mil anos pelos romanos e gregos. Há relatos e livros mencionando esta prática em piscinas públicas onde as pessoas se reuniam para sessões de hidroterapia. Na grécia antiga isso era tão comum quanto a sauna e proporcionava bastante bem-estar. Existem alguns relatos de massagens e movimentos feitos por japoneses e chineses em banheiras e piscinas. E por isso, a hidroterapia é dita como mãe da hidroginástica, propriamente dita. Autores afirma que a hidroterapia era, freqüentemente, utilizada na recuperação de atletas com problemas musculares, idosos e acidentados, antes do surgimento das sessões com formato de uma aula de Hidroginástica.
A hidroginástica teve a sua ascensão no Brasil e no mundo no início da década de 80 devido ao elevado número de lesões provocado pela prática da ginástica aeróbica e assim vários especialistas dos estados unidos começaram a estudar os exercícios aquáticos a fim de minimizar o impacto encontrado nas atividades feitas em sala de aula. Dentre os problemas encontrados nestas aulas, os especialistas puderam reduzir: o impacto, corrigir a execução dos movimentos de alto impacto ou estimular o uso de tênis como efeito amortecedor. A hidroginástica veio como alternativa nesta linha de pensamento.

Atualmente, a hidroginástica é estudada no mundo todo e futuristas já apontam a água como o meio mais propício para a prática de atividades físicas e juram ser ela o alvo de maiores investimentos no mercado financeiro do fitness para os próximos anos.

Quem deve fazer a Hidroginástica

A hidroginástica pode ser praticada por homens, mulheres, jovens e idosos que buscam se exercitar; pessoas ocupadas e que tem pouco tempo para fazer exercícios.
A hidroginástica é uma das únicas atividades indicadas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico. Apesar disso, pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento podem praticá-la.- Atletas lesionados fazem hidroginástica porque ela fortalece a musculatura, protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos procuram essa atividade para aumentar a força muscular.- Indicado também para quem tem problemas de coluna e para gestantes, já que previni dores lombares e cervicais, aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e sua posterior recuperação.


Benefícios da Hidroginastica

A Hidroginástica melhora a sua capacidade aeróbia, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem estar geral, tonifica os músculos, torneando braços, pernas e bumbum, além de queimar muitas calorias - em média 400 Calorias em 1 hora.


Os efeitos das propriedades da água em nosso corpo são:


Temperatura - Uma das características mais óbvias da água é a sua temperatura. A faixa entre 25º C e 29º C (se a temperatura for muito baixa pode ocorrer a hipotermia - pela queda de temperatura, se for alta pode causar moleza) é confortável para a hidroginástica, mas se for usada como hidroterapia e com fins terapêuticos, a temperatura pode ser outra. A exposição à água na temperatura adequada para a hidroginástica aumenta as qualidades elásticas dos nossos músculos, ajudando a ampliar a nossa faixa de movimento, prevenindo danos aos músculos devido também ao relaxamento que a água oferece.

Pressão - A contribuição básica da pressão da água é que ela estimula a circulação e faz o aparelho respiratório trabalhar mais. Estes efeitos aumentam a sobrecarga do corpo, melhorando a resistência muscular.

Flutuação - Pessoas com excesso de peso ou com problemas específicos que dificultam o movimento em terra, descobrem que a flutuação permite que estas pessoas possam se exercitar com facilidade, pois um corpo imerso num fluído é sustentado por uma força igual ao peso do fluído deslocado pelo corpo. É por isso que você flutua na água. A flutuação também evita o impacto nas articulações.

Resistência - A água oferece uma resistência ao movimento, produzindo um efeito de sobrecarga, como se você estivesse trabalhando com pesos. Esta resistência é notada deslocando o braço com a palma da mão aberta pela água.

Massagem - Este é um benefício agradável que a hidroginástica pode oferecer através da resistência e pressão da água sobre as partes do corpo. Além do efeito suavizante sobre os músculos, a massagem oferecida pela água ajuda a aumentar a circulação periférica do sangue e evita que a pessoa fique dolorida depois.

Período mínimo para fazer efeito



Para se perceber os benefícios da hidroginástica é preciso praticá-la, pelo menos, 3 vezes por semana, 45 minutos por dia, durante 3 meses.- Para um melhor desempenho cardiovascular, a freqüência desejada é entre 70% e 85%. Para queimar gordura e perder peso, a freqüência cardíaca ideal é entre 55% e 70%.
A profundidade da água, para a hidroginástica convencional , deve estar entre a cicatriz umbilical e o apêndice xifóide, cerca de 1,20 m para a média dos brasileiros. Para um trabalho "Deep-Water" (profunda), a piscina deve ter no mínimo 1,50m. A temperatura da água deve ficar entre 28 e 30 graus Celsius. NUNCA acima de 32ºC. Se possível, entrar e sair da água lentamente (ou pela rampa) para respeitar as mudanças ocorridas no corpo devido à diferença das propriedades físicas da água.
Em dias muito quentes ou que, por algum motivo a água estiver um pouco mais quente que o normal, evitar dar ênfase ao trabalho cardiopulmonar para que a temperatura interna corporal se mantenha estável. Prefira exercícios localizados. O alongamento pode ser proposto em qualquer parte da aula, mas NUNCA antes do aquecimento, pois ao entrar na água, devido à diferença da temperatura da pele (cerca de 34 ºC)e da água (29, 30°C), nos instantes iniciais há sempre uma vasocontricção acompanhada de contração muscular.
Procure trabalhar sempre com exercícios em sua amplitude máxima. Sempre intercalar movimentos antero/posteriores com latero/laterais para que o exercício não seja facilitado pelo movimento de esteira (a não ser que o objetivo daquela aula específica seja estressar determinado grupo muscular até a fadiga).


Modalidades


Hidro Local: trabalha os grupos musculares com halteres, luvas, tornozeleiras e outros equipamentos.

Water Running: tipo de corrida, exercitando braços e pernas.

Hidro Core: trabalha os músculos do abdome, quadril e costas, melhorando o equilíbrio e o alinhamento do corpo.

Deep Running: outro tipo de corrida, praticada com o uso de um colete de flutuação, o que evita o contato com o solo e aumenta o trabalho cardiovascular.

Hidrobol: prática de atividades utilizando uma bola, desenvolvendo a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade.

Hidro Sport: realização de movimentos, sem uso de bolas, como se o indivíduo estivesse jogando vôlei, tênis, futebol e basquete. Melhora a coordenação motora, a resistência muscular e a agilidade.

• Além desses, existem outras modalidades nas quais são realizados exercícios em esteiras, bicicletas ergométricas e trampolins imersos na água.


Riscos


Desde que você tenha feito uma consulta médica anterior, não há nenhum tipo de problema. Como a hidroginástica é uma atividade particada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%. Isso quase que elimina os impactos muscular e das articulações.- Quanto mais baixo o nível da água, maior será o impacto.

"A prática de atividade física de maneira adequada confere grandes benefícios ao organismo."




Nenhum comentário: